segunda-feira, 23 de junho de 2014

O QUE CADA SELEÇÃO NECESSITA A PARTIR DE HOJE

Com apenas duas rodadas da fase de grupos, cinco seleções já deram adeus de avançar na Copa do Mundo e algumas delas chegaram como favoritas, são elas: Espanha, Inglaterra, Bósnia, Austrália e Camarões.
 
Outras seis seleções já garantiram presença nas oitavas de finais e estão entre as dezesseis melhores seleções do mundo, são elas: Holanda, Chile, Costa Rica, Colômbia, Argentina e Bélgica
 
Portanto restam ainda, 21 equipes brigando pela classificação, nesta última rodada da fase de grupos que começa hoje. Vejam abaixo o que cada uma delas precisam fazer para garantir sua classificação. Entre parênteses, pontos e saldo de gols de cada time. Em vermelho as seleções eliminadas e em azul as classificadas.
 
GRUPO A
 
Brasil (4 pontos, +2 saldo de gols) - Para se classificar, precisa apenas de um empate contra Camarões. Já se quiser garantir o 1º lugar, tem que vencer e torcer para o México não superar o saldo de gols em caso de triunfo sobre a Croácia; em caso de empate, fica em 1º caso não haja um vencedor entre Croácia x México.
 
México (4, +1) - Se classifica com um empate diante da Croácia. Para ser 1º, pode até empatar, contato que o Brasil perca; também é 1º se vencer por diferença de 2 gols a mais do que a vitória do Brasil sobre Camarões.
 
Croácia (3, +2) - Avança com uma vitória sobre o México ou, em caso de empate, se o Brasil perder para Camarões. Para ser primeiro precisa vencer e torcer para o Brasil não vencer seu jogo.
 
Camarões (0, -5) - Está eliminado.
 
GRUPO B
 
Holanda (6, 5) - Já assegurada nas oitavas de final, depende de um empate diante do Chile, nesta segunda-feira, às 13h (de Brasília), na Arena Corinthians, para garantir o topo da chave e 'fugir', provavelmente, do Brasil.
 
Chile (6, 4) - Para fazer ainda mais história e terminar na liderança de um dos "grupos da morte", a "melhor geração" chilena da história depende de um triunfo diante da equipe de Louis Van Gaal.
 
Austrália (0, -3) - Está eliminado
 
Espanha (0, -6) - Está eliminado
 
GRUPO C
 
Colômbia (6, 4) - Classificada para as oitavas de final, a seleção 'cafetera' precisa de apenas um empate diante do Japão na terça-feira, às 16h (de Brasília), em Cuiabá, para passar em primeiro da chave.
 
Costa do Marfim (3, 0) - Para evitar qualquer conta, basta superar o 'ferrolho' grego em Fortaleza, também na terça. Em caso de empate, torce para os japoneses não vencerem a Colômbia por dois tentos de diferença.
 
Japão (1, -1) - O cenário mais fácil para os japoneses é torcer para os gregos segurarem os marfinenses; claro, desde que faça a sua parte e supere os sul-americanos. Assim, a disputa iria para o saldo, critério no qual os nipônicos levam vantagem contra os helênicos, mas sofrem com um ligeiro prejuízo diante dos africanos.
 
Grécia (1, -3) - Uma vitória simples contra a Costa do Marfim, somado a um novo tropeço japonês, dá a vaga ao improvável concorrente grego.
 
GRUPO D
 
Costa Rica (6, 3) - Já classificada, precisa de um empate contra a Inglaterra para surpreender ainda mais e terminar em primeiro no 'Grupo da Morte'. Caso seja derrotada, torce para o vencedor de Itália x Uruguai não superá-la no saldo de gols - europeus e sul-americanos se 'matam' no outro jogo da rodada.
 
Itália (3, 0) - Um simples empate basta para a Itália evitar o vexame. A decisão contra o Uruguai ocorrerá na terça-feira, às 13h, em Natal.
 
Uruguai (3, -1) - Após ressurgir no Mundial com a vitória sobre a Inglaterra, o time de Óscar Tabárez depende do resultado positivo diante dos italianos para ir ao mata-mata no Brasil.
 
Inglaterra (0, -2) - Está eliminada
 
GRUPO E
 
França (6, 6) - Talvez a seleção que mais tenha convencido na Copa, a França depende de um empate contra o Equador na quarta-feira, às 17h (de Brasília), no Maracanã, para passar. Somente uma 'hecatombe' - derrota por quatro gols contra os equatorianos e triunfo suíço no outro jogo por cinco tentos de vantagem - tira o artilheiro Benzema do Mundial.
 
Equador (3, 0) - Por possuir o melhor saldo, pode sonhar com a classificação mesmo com uma derrota diante dos franceses; neste caso, desde que os hondurenhos superem os suíços no jogo, mas não batam os sul-americanos no saldo ao final da rodada. Para ser líder, depende de uma goleada por quatro gols.
 
Suíça (3, -2) - No cenário mais fácil, torce contra o Equador diante da França e faz a sua parte contra o zerado time de Honduras. Caso os sul-americanos surpreendam Deschamps e companhia, dependem de uma goleada para superar os rivais equatorianos no saldo de gols. Sonhar com a liderança, pela diferença nos gols, é praticamente impossível.
 
Honduras (0, -4) - Lanterna e ainda zerada, mas com chance de avançar. Torce para a França golear o Equador: 4 a 0 para os 'gauleses', por exemplo, faz os hondurenhos precisarem de apenas um triunfo simples.
 
GRUPO F
 
Argentina (6, 2) - Sem convencer, a equipe de Lionel Messi já assegurou passagem para as oitavas de final. Para confirmar o favoritismo e terminar como líder da chave, basta um empate contra a Nigéria na quarta-feira, às 13h (de Brasília), no Beira-Rio.
 
Nigéria (4, 1) - O mesmo empate que dá liderança para a Argentina garante os nigerianos nas oitavas de final. Para sonhar com a ponta, as 'Super Águias' precisam bater o time comandado por Alejandro Sabella.
 
Irã (1, -1) - Mesmo com todas dificuldades expostas pelo técnico Carlos Queiroz, o Irã ainda sonha com um lugar nas oitavas. Para fazer história, precisa de uma vitória por dois tentos de vantagem, desde que os nigerianos sejam derrotados pela Argentina. Derrota dos nigerianos por 1 a 0 e triunfo dos iranianos pelo mesmo placar leva a vaga para o sorteio.
 
Bósnia e Herzegovina (0, -2) - Está eliminada.
 
GRUPO G
 
Alemanha (4, 4) - Um empate contra os Estados Unidos na próxima quinta-feira, às 13h (de Brasília), em Recife, dá aos alemães a liderança e a vaga nas oitavas de final.
 
Estados Unidos (4, 1) - Para avançar às oitavas, basta segurar o empate diante dos alemães. Uma surpreendente vitória dá ao time de Dempsey e companhia a liderança do grupo.
 
Gana (1, -1) - Precisa da vitória diante dos portugueses e superar o perdedor de Alemanha x Estados Unidos no saldo. Empate simples entre europeus e americanos elimina qualquer chance africana.
 
Portugal (1, -4) - Vitória sobre Gana e torcida por um vencedor em Alemanha x Estados Unidos. Mesmo assim, o triunfo precisa ser convincente, já que o saldo português após duas jornadas é o pior da chave.
 
GRUPO H
 
Bélgica (6, 2) - Já classificada, a 'ótima geração belga' depende de um simples empate diante da lanterna Coreia do Sul para assegurar o primeiro lugar.
 
Argélia (3, 1) - Se segurar o empate diante da Rússia, deve avançar às oitavas de final; somente uma goleada dos sul-coreanos (3 a 0, no mínimo) impediria a vaga africana. Para sonhar com a primeira posição, precisa da vitória na última rodada e um revés dos belgas; desde que supere o time de Mark Wilmots no saldo.
 
Rússia (1, -1) - Depende de uma vitória na 'decisão' contra a Argélia; para evitar as contas por conta do saldo de gols, também torce por um tropeço dos sul-coreanos diante da Bélgica.
 
Coreia do Sul (1, -2) - Praticamente eliminados, os sul-coreanos avançam se superarem os favoritos belgas e quem 'sair vencedor' do jogo entre argelinos e russos - para a Argélia, o empate basta para ficar à frente da sede do próximo Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!