quarta-feira, 11 de junho de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: PORTUGAL

Serão 32 países ( México, Uruguai, França, Argentina, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Alemanha, Austrália, Gana, Holanda, Japão, Camarões, Itália, Brasil, Costa do Marfim, Suíça, Portugal, Espanha, Honduras, Chile, Croácia, Colômbia, Irã, Bósnia, Equador, Costa Rica, Bélgica e Rússia), que vão disputar a Copa do Mundo aqui no Brasil a partir do dia 12 de junho, próxima quinta-feira.
Já retratamos um pouco das histórias das bandeiras do Brasil, Argentina, Inglaterra, Chile, Camarões, México, Uruguai, Itália, Costa do Marfim, França, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Estados Unidos, Argélia, Alemanha, Honduras, Austrália, Gana, Croácia, Holanda, Japão, Suíça, Irã, Colômbia, Bélgica, Costa Rica e Bósnia). Agora iremos retratar um pouquinho da história da bandeira da PORTUGAL é a vigésima nona bandeira da Série BANDEIRAS DA COPA. Ainda faltam: Espanha, Equador e Rússia.
ATUAL BANDEIRA PORTUGUESA
A Bandeira de Portugal é uma bicolor retangular com um campo desigual dividido em verde na tralha, e vermelho na batente. O brasão de armas está centrado sobre o limite das cores da bandeira, a uma distância igual das bordas superior e inferior.  Menos de um ano (30 de Junho de 1911) após a queda da monarquia constitucional, a nova bandeira nacional, foi adotada.
BRASÃO DE ARMAS
A conjugação do novo dominio de cores, especialmente o uso do verde, não era tradicional na composição da Bandeira Nacional Portuguesa e representou uma mudança radical de inspiração republicana, que rompeu o vínculo com a bandeira monárquica religiosa. Desde da tentativa frustrada de insurreição republicana a 31 de Janeiro de 1891, o vermelho e o verde tinham sido estabelecidos como as cores do Partido Republicano Português e seus movimentos associados, cuja importância política continuou crescendo até atingir um período de auge na sequência da revolução republicana de 5 de Outubro de 1910.
BANDEIRA DE 1095 a 1139–1143
Nas décadas seguintes, essas cores foram popularmente propagandeadas como representação da esperança da nação (verde) e sangue (vermelho) daqueles que morreram defendendo-a, de maneira a dotá-la de uma forma mais patriótica e digna, portanto, menos política e sentimental.

BANDEIRA DE 1830 a 1910
O design da bandeira atual representa uma mudança dramática na evolução da norma portuguesa, que foi sempre intimamente associada com as armas reais. Desde a fundação do país, a bandeira nacional evoluiu da cruz azul sobre fundo branco, ao brasão de armas da monarquia liberal sobre um rectângulo azul-e-branco. Entre estes, grandes mudanças associadas a determinantes eventos políticos contribuíram para sua evolução ao design atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!