terça-feira, 10 de junho de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: BÓSNIA

Serão 32 países ( México, Uruguai, França, Argentina, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Alemanha, Austrália, Gana, Holanda, Japão, Camarões, Itália, Brasil, Costa do Marfim, Suíça, Portugal, Espanha, Honduras, Chile, Croácia, Colômbia, Irã, Bósnia, Equador, Costa Rica, Bélgica e Rússia), que vão disputar a Copa do Mundo aqui no Brasil a partir do dia 12 de junho, próxima quinta-feira.
Já retratamos um pouco das histórias das bandeiras do Brasil, Argentina, Inglaterra, Chile, Camarões, México, Uruguai, Itália, Costa do Marfim, França, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Estados Unidos, Argélia, Alemanha, Honduras, Austrália, Gana, Croácia, Holanda, Japão e Suíça, Irã, Colômbia, Bélgica, Costa Rica). Agora iremos retratar um pouquinho da história da bandeira da BÓSNIA é a vigésima oitava bandeira da Série BANDEIRAS DA COPA. Ainda faltam: Portugal, Espanha, Equador e Rússia.
Atual bandeira da Bósnia e Herzegovina
A atual bandeira nacional da Bósnia e Herzegovina foi adotada em 4 de fevereiro de 1998 em substituição de uma outra bandeira que foi usada desde a independência. A bandeira contém uma lista vertical azul no lado do batente com um triângulo isósceles delimitado por essa lista e pelo topo da bandeira. O resto da bandeira é azul com sete estrelas inteiras, brancas de cinco pontas, e duas meias estrelas no topo e no fundo, dispostas ao longo da hipotenusa do triângulo.

Originalmente, o azul da bandeira era claro, no tom de azul das Nações Unidas, mas foi mudado para um tom mais escuro para corresponder ao da bandeira europeia.

As três pontas do triângulo simbolizam a teoria trinacional da Bósnia (croatas, bosníacos e sérvios). As estrelas, que representam a Europa, têm supostamente um número infinito e portanto prolongam-se para além da bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!