sábado, 7 de junho de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: JAPÃO

Serão 32 países ( México, Uruguai, França, Argentina, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Alemanha, Austrália, Gana, Holanda, Japão, Camarões, Itália, Brasil, Costa do Marfim, Suíça, Portugal, Espanha, Honduras, Chile, Croácia, Colômbia, Irã, Bósnia, Equador, Costa Rica, Belgica e Rússia), que vão disputar a Copa do Mundo aqui no Brasil a partir do dia 12 de junho.

Atual bandeira japonesa

Já retratamos um pouco das histórias das bandeiras do Brasil, Argentina, Inglaterra, Chile, Camarões, México, Uruguai, Itália, Costa do Marfim, França, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Estados Unidos, Argélia, Alemanha, Honduras, Austrália, Gana, Croácia e Holanda). Agora iremos retratar um pouquinho da história da bandeira do JAPÃO é a vigésima segunda bandeira da Série BANDEIRAS DA COPA. Ainda faltam: Suíça, Portugal, Espanha, Colômbia, Irã, Bósnia, Equador, Costa Rica, Bélgica e Rússia.

Com formato retangular  branco com uma grande bola vermelha, a bandeira japonesa é oficialmente denominada Nisshōki (日章旗, "bandeira do Sol") em japonês, embora seja mais comumente conhecida como Hinomar  (日の丸, "disco solar").
 
A Lei que promulgou a bandeira japonesa, foi só em 13 de agosto de 1999 - Lei sobre a Bandeira e o Hino Nacional do Japão. Apesar de nenhuma legislação anterior ter especificado uma bandeira nacional, o disco solar já era de facto a bandeira do Japão.
 
AS CORES DA BANDEIRA
 
A cor branca tem sido uma cor auspiciosa no Japão durante toda sua história. O branco representa pureza e limpeza na sociedade japonesa tradicional e é visto como uma cor abençoada. Devido à natureza sagrada da cor, o branco é a cor de casamentos e outros eventos alegres, além de aparecer na bandeira japonesa.
 
A cor vermelha é poderosa na sociedade japonesa tradicional, representando emoções fortes ao invés de ideias. Sendo a cor do Sol na cultura japonesa e na bandeira japonesa, o vermelho é uma cor de energia, vitalidade, calor e poder. O vermelho também representa o amor e a intimidade, incluindo o desejo sexual e a força vital e energia das pessoas.
 
Duas proclamações foram publicadas em 1870 pelo Daijō-kan, o corpo de governo do início da era Meiji, cada uma com uma providência para a criação da bandeira nacional. Uma bandeira com um disco solar foi adotada como bandeira nacional por navios mercantes sob a Proclamação Nº57 de Meiji 3 (publicada em 27 de fevereiro de 1870), e como bandeira nacional usada pela Marinha sob a Proclamação Nº651 de Meiji 3 (publicada em 27 de outubro de 1870). O uso do Hinomaru foi severamente restringido durante os primeiros anos da ocupação estadunidense após a Segunda Guerra Mundial, ainda que relaxando essas restrições mais tarde.
Bandeira representando o sol iluminando a terra; Terra do Sol Nascente

No começo da história do Japão, o Hinomaru foi utilizado nas bandeiras dos daimyos e samurais. Durante a Restauração Meiji, tanto o disco solar como a Bandeira do Sol Nascente da Marinha Imperial do Japão se tornaram símbolos maiores no emergente Império do Japão.
 
A percepção pública da bandeira nacional varia. Para alguns japoneses, a bandeira representa o Japão, e nenhuma outra bandeira poderia tomar o seu lugar. Todavia, a bandeira não é frequentemente hasteada devido à sua associação com o nacionalismo extremo. O uso da bandeira e o hino nacional Kimigayo foram um assunto contencioso para as escolas públicas do Japão logo após a Segunda Guerra Mundial. Disputas sobre o seu uso levaram a protestos, processos e pelo menos um suicídio na prefeitura de Hiroshima.
 
Para os habitantes de Okinawa, a bandeira representa os eventos da guerra e a subsequente presença militar dos Estados Unidos. Para as nações ocupadas pelo Japão, a bandeira é um símbolo de agressão e imperialismo. O Hinomaru foi usado como uma arma contra as nações ocupadas para propósitos de intimidação e subjugação. Durante protestos contra a política externa do Japão, como em contestações de territórios, a bandeira foi queimada por chineses e coreanos em seus países. Apesar das conotações negativas, fontes ocidentais e japonesas apresentam a bandeira como um poderoso símbolo do Japão. Alguns estandartes militares do Japão são baseados no Hinomaru, incluindo a Bandeira Naval, com seus raios solares. O Hinomaru também serve de modelo para outras bandeiras no Japão para uso público e privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!