quarta-feira, 4 de junho de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: CROÁCIA

Serão 32 países ( México, Uruguai, França, Argentina, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Alemanha, Austrália, Gana, Holanda, Japão, Camarões, Itália, Brasil, Costa do Marfim, Suíça, Portugal, Espanha, Honduras, Chile, Croácia, Colômbia, Irã, Bósnia, Equador, Costa Rica, Belgica e Rússia), que vão disputar a Copa do Mundo aqui no Brasil a partir do dia 12 de junho.

Já retratamos um pouco das histórias das bandeiras do Brasil, Argentina, Inglaterra, Chile, Camarões, México, Uruguai, Itália, Costa do Marfim, França, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Estados Unidos, Argélia, Alemanha, Honduras, Austrália e Gana). Agora iremos retratar um pouquinho da história da bandeira da CROÁCIA é a vigésima bandeira da Série BANDEIRAS DA COPA.
Atual Bandeira da Croácia

A atual bandeira croata, foi adotada em 21 de dezembro de 1991, e ela é um dos símbolos oficiais da República da Croácia. Na época que a Croácia fazia parte da Iugoslávia Socialista, a sua tricolor era igual, mas tinha uma estrela de cinco pontas vermelha, bordejada a amarelo, no lugar do brasão.
Bandeira da Croata na Iuguslávia
Seu desenho é retangular na proporção de 1:2 e dividida em três listas horizontais de idêntica largura, nas cores cores pan-eslavas vermelho, branco e azul. No centro da faixa branca está o brasão de armas da Croácia, que consiste em um escudo do tipo português quadriculado nas cores vermelho e branco. O tamanho do brasão é maior que o da faixa fazendo com que este sobreponha partes das faixas vermelha e azul.

A coroa na parte superior do escudo é formada por brasões históricos, sendo da esquerda para a direita.

  • O primeiro da Croácia;
  • O segundo de Dubrovnik;
  • O terceiro da Dalmácia;
  • O quarto da Istria;
  • O quinto da Eslavônia.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado pela participação!