segunda-feira, 9 de junho de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: IRÃ

Serão 32 países ( México, Uruguai, França, Argentina, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Alemanha, Austrália, Gana, Holanda, Japão, Camarões, Itália, Brasil, Costa do Marfim, Suíça, Portugal, Espanha, Honduras, Chile, Croácia, Colômbia, Irã, Bósnia, Equador, Costa Rica, Belgica e Rússia), que vão disputar a Copa do Mundo aqui no Brasil a partir do dia 12 de junho.
 
Já retratamos um pouco das histórias das bandeiras do Brasil, Argentina, Inglaterra, Chile, Camarões, México, Uruguai, Itália, Costa do Marfim, França, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Estados Unidos, Argélia, Alemanha, Honduras, Austrália, Gana, Croácia, Holanda, Japão e Suíça). Agora iremos retratar um pouquinho da história da bandeira da IRÃ é a vigésima quarta bandeira da Série BANDEIRAS DA COPA. Ainda faltam: Portugal, Espanha, Colômbia, Bósnia, Equador, Costa Rica, Bélgica e Rússia.
Atual bandeira iraniana
 
A bandeira atual do Irã, foi aprovado em 29 de julho de 1980, e é um reflexo das mudanças trazidas pela Revolução Iraniana. Seu campo é um tricolor compreendendo faixas horizontais iguais de verde, branco e vermelho.
 
O vermelho emblema no centro da bandeira, projetado por Hamid Nadimi, é um composto altamente estilizado de vários islâmicos elementos: a forma geometricamente simétrica da palavra Allah ("Deus") e peças sobrepostas da frase La' ilaha' illa l-lah , ("Não há nenhum deus além de Deus"), formando um monograma na forma de uma tulipa. Escrito em branco sobre as arestas interiores das bandas verde e vermelho é a repetida frase Allahu Akbar ("Deus é grande") em uma versão estilizada do roteiro Kufic usado para o Alcorão.  Esta escrita torna a bandeira não-reversível. As exigências físicas para a bandeira iraniana, a forma exata do emblema, e uma construção compasso e straightedge- são descritos na norma nacional iraniana
Emblema do Irã

O emblema do Irã foi feita após a Revolução Islâmica no país, em 1979.  Depois da revolução, o Irã decidiu usar uma nova bandeira.  A antiga bandeira tinha uma imagem de um leão de ouro e um sabre, que era um símbolo para o Xá ( rei ) do Irã.  Este emblema é um símbolo para todo o país e do caráter islâmico do novo governo.


Um comentário:

  1. Tem uns 40 anos que não é despejada dentro de mim uma coca cola. Quando eu era menino pequeno, cerveja me amargava, depois houve um tempo que ficou semi doce, durou pouco e voltou a amargar para sempre. Eu não sei o porquê, parece que já me afloram os para quê. No Irã nudez humana pública, sexo laissez-faire e bebida alcoólica são proibidas, no Brasil são obrigatórias. Depois que aconteceu comigo ser um fora-da-lei, além do bolso, a saúde do corpo e do espírito só tem me trazido paz...:)

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!