quarta-feira, 24 de abril de 2013

CONHEÇA A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOLIDÁRIO

Logo da SEDES
Apesar de ser a menor secretaria do município, a SEDES tem realizado uma série de ações que tem feito a diferença em alguns territórios e nos grupos produtivos.
 
Mais uma vez, o Rio sai na frente. Primeira do gênero criada no Brasil e, ainda hoje, a única existente na esfera da administração pública municipal, a Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário – SEDES trabalha, desde janeiro de 2009, na formulação e na execução de políticas públicas destinadas a alargar o mercado e democratizar o acesso à economia da cidade.
 
 
FACILITAR O AMBIENTE DE NEGÓCIOS

Projetos de desenvolvimento local e economia solidária, pautados no associativismo e no coletivismo, na auto-gestão e em redes produtivas, são o foco da SEDES. Na agenda da inclusão econômica, figuram, ainda, propostas voltadas para tornar o ambiente de negócios do Rio o melhor e mais aberto do Brasil. Simples, sem burocracia; e diferenciado, orientado pelos princípios de liberdade empresarial e justiça fiscal e tributária.
 
 
AJUDANDO AS REDES E OS GRUPOS PRODUTIVOS

Incubadoras, redes de empresas de pequeno porte, cooperativas, arranjos produtivos, polos de negócios e empreendimentos de economia solidária são soluções que combinam forte expansão de mercado com exponencial multiplicação de alternativas de emprego, trabalho e renda. Despontam, no tempo presente e em escala global, como vetores de uma estratégia inteligente e eficiente de enfrentamento e superação da exclusão social, do desemprego e do trabalho precário nas grandes cidades do mundo.

Alinhada a esta nova dinâmica, que conjuga economia, política, ecologia, cultura e bem estar social, a Secretaria Especial de Economia Solidária é o canal político-institucional que faltava ao Rio de Janeiro para criar oportunidades, acolher diálogos, selar parcerias, ampliar mercados, distribuir riquezas, em nome de uma sociedade menos desigual, mais humana, inclusiva, justa.
 
ALGUMAS AÇÕES DA SEDES
 
Entre as ações de SEDES, estão o Projeto Rio Economia Solidário - Rio EcoSol, Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, o Programa CredAmigo (Micro-crédito coletivo e produtivo), Banco Comunitário na Cidade de Deus, o Programa Polos do Rio, Rio Geração Consciente, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!