sexta-feira, 21 de junho de 2013

A VOZ DAS RUAS E O REACIONARISMO

Hoje toda a sociedade tenta descobrir qual será o resultado destas manifestações que acontecem em quase todo o país. Um movimento sem lideranças e com uma vasta pauta de revindicações e diga de passagem, quase todas elas justas e por isto, não devemos desqualificar, nem o movimento, nem as suas revindicações, que vão além dos preços das passagens. Mas não podemos fechar os olhos para o que pode está por trás e com certeza, são interesses políticos que vão ao encontro das eleições de 2014.

Nós aprendemos a reivindicar nas ruas, mas olhando para um coletivo, por uma sociedade mais justa e igualitária, o que me parece deste movimento, é que tem de tudo e todos os interesses, menos preocupação com a distribuição de renda, a melhoria da qualidade de vida e principalmente, a garantia dos avanços dos últimos anos, que uma camada considerável da população obteve.
 
O REACIONARISMO NO COMANDO
 
Ontem ficou claro que este movimento foi abraçado pela direita mais reacionária do país, gente inclusive que defende a volta da ditadura militar, aquela mesmo que matou milhares de brasileiros em seus porões. Também estão a frente, o movimento anarquista e deversas facções fascistas. O anti-partidarismo deixa isto muito claro, afinal, esta é uma característica clara dos movimentos fascistas. Não podemos esconder que este movimento é composto na sua maioria por "belos" jovens, quase todos da classe média, bem nutridos e fortinhos, certamente estudantes da rede privada, com internet domiciliar e Iphones, usuários das redes hospitalares D'Or, boa parte deles nem sabem ao certo o conteúdo das revindicações que estão empunhando. Se perguntarem sobre o que significa para o país, aprovação da PEC 37, boa parte não saberá responder. Isto não é uma tentativa de desqualificar o movimento e sim uma comprovação que boa parte esta indo aos atos, por modismo das redes sociais. Alguns colégios da Zona Sul (Leblon, Gávea e Ipanema) da cidade, convocaram seus alunos para o ato, este movimento é tipico de quem tem outros objetivos.
 
OUTROS INTERESSES
 
As elites deste país buscam uma nova forma de desenvolvimento, que não seja da inclusão social e sim a busca por mais lucros, sem o menor interesse com a sociedade e a distribuíção de renda, na verdade eles querem concentrar ainda mais renda. Foi assim durante quase toda história deste país. Ainda hoje, infelizmente, as coisas não funcionam, como deveriam, no país. Estão se aproveitando da situação ruim da saúde pública e da educação, para poderem voltar ao poder e destruir tudo o que foi inclusivo socialmente, nos últimos dez anos e para isto, não medem esforços. Quero deixar claro, que sou a favor das manifestações.  Nada será conseguido de graça para o povo, seja em qualquer governo, sem luta e participação popular. 
 
CADÊ AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS?
 
Nestas manifestações, não percebi os verdadeiros sofredores deste país, que são os moradores das comunidades carentes e das periferias, onde estão os principais beneficiados das políticas públicas deste atual Governo Federal e tenho dúvidas se a maioria destes manifestantes, estão realmente preocupados com estes sofredores e que vão lutar pela melhoria da qualidade de vida deles. Como seria se eles fossem às ruas, totalmente cobertos de razão em reclamar, e promovessem o caos que estamos vendo? Lembro como várias comunidades foram descriminadas, na mídia e na sociedade, apenas por realizarem protesto por moradia. Claro, isto não tem haver com as elites!
 
DEFENDER AS MUDANÇAS e AVANÇAR NAS CONQUISTAS
 
Ficou claro que o reacionarismo se movimentou e que agora precisamos defender as transformações já ocorridas neste país, como a inclusão de milhões de brasileiros na classe média, a saída de outros milhões de linha da extrema pobreza, a geração de milhões de empregos, a inclusão de milhares de jovens carentes e negros, nas universidades, o pagamento da dívida externa, o controle da inflação, o ganho do poder de compra dos trabalhadores, enfim, a melhoria na qualidade de vida de toda a população, afinal qual o empresário está perdendo no país? O Governo Federal precisa divulgar e mostrar para a nação, as suas realizações. Mas garantir estas conquistas, significa avanças nas outras, como saúde e educação pública de qualidade, diminuição da carga tributária, garantir e melhorar a legislação trabalhalista, a reforma política. Precisamos continuar avançando para um país justo e igualitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!