sexta-feira, 14 de junho de 2013

NEOLIBERALISMO DESTRÓI A DIGNIDADE DA POLÍTICA

O Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, em fórum das cidades, em Canoas (RGS) no último dia 11, disse que “Devemos derrotar o projeto neoliberal, que retira a dignidade da política, submetendo os sujeitos estatais à sua lógica e destruindo as conquistas que a sociedade moderna conseguiu ao longo das lutas sociais”. Para o governador gaúcho, endividamento público foi utilizado para prender o Estado ao mercado financeiro e desacreditar a prática política e os partidos.
 
Tarso Genro, disse ainda: “Esse capital capturou as funções do Estado e submeteu-o aos seus interesses. Ao longo dos anos 1990 o Estado foi perdendo a função de desenvolver políticas públicas através da escravização pela dívida pública. Esse processo tem mandatários que têm identidade, endereço e são parte do sistema mundial”, afirmou o governador.
 
Precisamos criar um outro sistema político, que fortaleça os partidos e aproxime a sociedade de todo debate político. O atual sistema submete os partidos à lógica do mercado e desmerece a prática política perante à opinião pública, com único objetivo de servir a interesses mercadológicos.
 
É preciso inverter a lógica atual dentro do país, fortalecer os partidos políticos significa, fortalecer a democracia e a inclusão social. O sistema político deve está a serviço dos menos favorecidos e não dos interesses econômicos dos grandes grupos capitalistas. A inclusão social, as pessoas, o desenvolvimento sustentável, precisa ficar na frente de tudo, só assim vamos construir uma sociedade que seja boa para todos e não apenas para alguns.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!