terça-feira, 28 de maio de 2013

ABERTURA DA SEMANA MUNDIAL DE COMÉRCIO JUSTO FOI UM SUCESSO


Entregando o Ministro do Trabalho
A cidade do Rio de Janeiro sedia até a próxima sexta-feira (31/05) a “Semana Mundial do Comércio Justo e Solidário”, que acontece pela primeira vez no Brasil e vai reunir neste período mais de 500 produtores e líderes do setor de comércio justo de 30 países para debater, estabelecer planos e plataformas para o segmento. Durante a abertura do evento, realizada nesta segunda-feira (27/05) no auditório do BNDES, no Centro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário, Vinícius Assumpção, entregou assinada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, a declaração Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – 2015, que integra a campanha internacional Fair Trade Beyond 2015.


A iniciativa, que teve seu início na cidade de Poznan (Polônia) em novembro de 2012, consiste no recolhimento de dezenas de assinaturas de líderes de cidades em todo o mundo para defender a criação de um novo quadro de desenvolvimento global que suporte e pratique o Comércio Justo e Solidário como uma parceria para o desenvolvimento sustentável. A declaração assinada pelo prefeito será entregue à Presidência da República, que levará o documento para Nova Iorque em setembro deste ano, para a Assembleia Geral das Nações Unidas.
"Essa é uma semana muito importante para a cidade, que tem como marca o calor do seu povo trabalhador. O Rio vive hoje um momento muito positivo e é a capital brasileira que mais gera emprego e renda no país. Por isso, temos que estimular a economia solidária, permitindo a geração de mais empregos, fortalecendo a democracia ao acesso ao trabalho, dando oportunidades de acesso ao empreendedorismo e incluindo os trabalhadores individuais, os produtores e artesãos nesse processo de desenvolvimento do país" Afirmou Assumpção
 
A Semana Mundial do Comércio Justo e Solidário engloba ações como o Salão Mundial, em Copacabana, nos dias 30 e 31 de maio, das 9h às 21h, em que cerca de 200 produtores nacionais e estrangeiros venderão seus produtos para o varejo e participarão de rodada de negócios; o 2º Seminário Internacional do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SNCJ), no Hotel Windsor Guanabara, no Centro; e a Semana Maniva de Gastronomia em alguns restaurantes da cidade, que vão preparar um cardápio especial e exclusivo - com entrada, prato principal e sobremesa -, utilizando ao menos um ingrediente proveniente do comércio justo, de qualidade e origem comprovada.

O gari Sorriso na abertura
A iniciativa promoverá os princípios do movimento que envolve 2,5 milhões de pequenos produtores e trabalhadores de aproximadamente três mil organizações globais. Serão abordados diversos temas que visam à redução da pobreza ao promover os pequenos produtores como criar oportunidades para pequenos produtores economicamente desfavorecidos, promover transparência nas relações comerciais, ter prática comercial justa e equitativa, não permitir o trabalho infantil ou forçado, garantir boas condições de trabalho e igualdade de gênero, capacitação, promoção do comércio justo e o respeito ao meio ambiente.
"Esse é um espaço fértil de intercâmbios, de experiências e de construção e fortalecimento de iniciativas de cooperação entre os povos e nações tendo como desafio a construção de novas relações comerciais justas, sustentáveis e solidárias. O Brasil foi escolhido para sediar o evento porque faz parte da América Latina, que hoje é a principal região do planeta a fornecer produtos certificados pelo comércio justo. Pretendemos apoiar ainda mais a participação de pequenos produtores bem como fortalecer os mercados internos de produtos e serviços". Afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, após assinar um convênio de R$ 1,2 milhão com a entidade de economia solidária Xique Xique, para a promoção do comércio justo.
 
De acordo com Dias, o Brasil foi escolhido pelos organizadores da WFTO, principal entidade do setor presente em 75 países com 450 organizações associadas, por ser o único país no mundo com política pública no gênero do Decreto No. 7358 de 27/11/2010, do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário. Somente entre os anos de 2011 e 2012 foram mais de 5 mil empreendimentos econômicos solidários beneficiados com ações voltadas para este segmento e mais de R$ 8 milhões investidos em fomento às redes de cooperação e na certificação de empreendimentos. Até 2015, aproximadamente 9 mil empreendimentos terão seus produtos e serviços certificados no sistema.
 
A Semana Mundial de Comércio Justo é uma iniciativa promovida em conjunto pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), pela Prefeitura do Rio de Janeiro - através da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário (SEDES), pela Plataforma Brasileira de Comércio Justo (Faces do Brasil) e pela World Fair Trade Organization (WFTO). Ela ainda conta com o apoio do Sebrae e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), do Instituto Marista de Solidariedade, do Instituto Morro da Cutia de Agroecologia (IMCA), da Parceria Social e do Instituto Maniva.
 
"O Brasil tem uma economia fantástica e temos que aproveitar esses dias para compartilhar e trocar experiências. É o momento de aprendermos com o mercado internacional e de servirmos como modelo também. O Brasil é o país ideal para mostrar para o resto do mundo o que é economia solidária. Não existe nenhum outro país que tenha esse assunto desenvolvido como aqui, onde pequenos agricultores, grupos de mulheres, entre outros, têm o apoio do governo". Disse o presidente do WFTO, Rudi Dalvai.
 
Nos dias 30 e 31 (quinta e sexta) teremos na Praia de Copacabana, em frente Av. Princesa Isabel, o Salão Mundial de Comércio Justo e Solidário, onde os expositores de diversos países e nacionais, irão expor seus produtos em Comércio Justo. O horário de funcionamento será de 09 as 21 horas
 
Matéria retirada do site da Prefeitura do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!