terça-feira, 7 de maio de 2013

PAULO FREIRE: O PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre". PAULO FREIRE
 
No último dia 02 de maio, completou 16 anos da morte do pedagogo Paulo Freire, que morreu, aos 65 anos de infarto em São Paulo, no Hospital Albert Eistein, onde estava internado. Freire criou um método revolucionário de alfabetização de adultos em 1962 e deixou a essência de suas ideias no livro Pedagogia do oprimido(1968). Perseguido pela ditadura militar, passou 10 anos no exílio e voltou ao Brasil em 1979.
Paulo Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, em Recife. Apesar de ter nascido no seio da classe média, desde cedo, Paulo vivenciou a pobreza e a fome, decorrentes principalmente da Grande Depressão (1929). Talvez tenha sido essa experiência a mola propulsora de tanta dedicação aos projetos desenvolvidos em prol dos menos favorecidos. Por esse empenho Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos.

A sua prática didática foi uma contribuição ímpar para a sociedade. Fundamentou-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, criando sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído.

No dia 13 de abril de 2012, através da Lei nº 12.612, Paulo Freire foi reconhecido como patrono da educação brasileira.
Não é lugar comum. De Paulo Freire, pode-se dizer que morreu como viveu. Isto é, fazendo projetos. Eu conheço de muito perto um projeto de alfabetização de jovens e adultos, que utiliza a sua metodologia, que é o Mova Brasil/Petrobrás, onde a minha companheira Mara Cruz, vive e respira com muito amor e dedicação, esta linda ação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!