segunda-feira, 20 de maio de 2013

MÁQUINAS MORTÍFERAS

É preciso aumentar a fiscalização nas empresas de ônibus
Hoje tem um debate nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, que é a convivência entre ciclistas e veículos automotores. A cidade nos últimos anos teve um grande acréscimo no número de carros e de bicicletas. A economia gerando empregos e renda, leva ao consumidor as compras e o automóvel faz parte deste pacote. A Prefeitura da cidade vem aumentando as ciclovias e com isto incentivando o uso da bicicleta.

Mas o grande problema está nos empresários de ônibus da cidade, que tem uma atitude medieval e com um olhar atrasado na relação com a cidade, com o cidadão e com os seus trabalhadores. A frota é antiga e não vem acompanhando as mudanças que a cidade vem vivendo. Os seus trabalhadores ganham mal, com péssimas condições de trabalho e nenhuma política de reciclagem profissional, sem acompanhamento psicológico e com um trânsito infernal, este cenário leva estes trabalhadores aos desespero no seus cotidiano, se tornando umas máquinas mortíferas pelas ruas da cidade maravilhosa. Desde o último 2 de abril, 13 pessoas foram mortas em acidentes com ônibus, na cidade do Rio de Janeiro. É preciso também olhar o outro lado desta situação. Alguns ciclistas também exageram na dose, querendo "competir" nas mesmas vias que os ônibus.
 
Para resolver o problema será preciso uma série de ações integradas e realizadas ao mesmo tempo. Melhorar as vias da cidade (o que já vem acontecendo); Os motoristas passarem por uma reciclagem profissional e terem melhores condições de trabalho e salário; Voltar a exigência de cobradores em todos os ônibus; Renovação da frota municipal; Mais ciclovias; Exigência do uso de capacetes pelos ciclistas; Identificação do ciclista com a sua bicicleta, para futuras atuações e por fim, aumentar a fiscalização nas empresas de ônibus. Acho que assim poderemos começar a resolver este grave problema, que vem tirando a vida de várias pessoas inocentes. Hoje este tema tem sido de grande preocupação da prefeitura do Rio de Janeiro, com as respectivas secretarias debatendo ações em conjunto para resolver este problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!