quinta-feira, 2 de maio de 2013

CONHECEMOS O CONSÓRCIO DO VLT DA REGIÃO PORTUÁRIA E DO CENTRO

O consórcio VLT Carioca, venceu a licitação para construção e operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Região Portuária e do Centro. O grupo vencedor apresentou uma proposta de R$ 5.959.364,27 mensais pagos pela prefeitura durante 25 anos de contrato - valor 1,35% abaixo do teto de R$ 6.040.916,67 estimado pelo edital. O consórcio é formado pelas empresas Actua - CCR, Invepar, OTP - Odebrecht Transportes, Riopar, RATP e Benito Roggio Transporte.

O VLT que circulará pela cidade do Rio de Janeiro até 2016 ligará os bairros da Região Portuária ao centro financeiro e ao Aeroporto Santos Dumont, passando pelas imediações da Rodoviária Novo Rio, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Cinelândia, Central do Brasil, Praça 15 e Santo Cristo. A integração com outros meios de transportes (metrô, trens, barcas, BRT, redes de ônibus convencionais, teleférico e aeroporto) vai melhorar o trânsito da região central, reduzindo o fluxo de veículos.
 
"O Centro ficou muito tempo abandonado, sem receber investimentos. Estamos buscando revitalizar espaços públicos com prioridade para transportes de alta capacidade, com a implantação de VLTs integrando os modais da cidade. Queremos que o Centro tenha transportes de alta capacidade e de muita qualidade, como acontece em outros centros metropolitanos do mundo". explicou o prefeito Eduardo Paes.

O projeto prevê seis linhas de “bondes modernos” que circularão no Centro e na Região Portuária, com 28 quilômetros de trilhos, 38 paradas e 4 estações. As composições serão refrigeradas e poderão transportar até 450 passageiros. Com velocidade média de 20 a 40 km por hora, o novo veículo levará de 10 a 30 mil passageiros por sentido e por hora, num tempo máximo de espera entre um trem e outro variando de 2,5 a 10 minutos, de acordo com a linha.

A prefeitura planeja ainda a construção de dois bulevares: um onde hoje é a Avenida Rodrigues Alves - da Praça Mauá ao Armazém 7 - e outro na Avenida Rio Branco. Esses locais serão transformados em um enorme passeio público, com prioridade para o pedestre e para o sistema de VLT com o objetivo de melhorar as condições ambientais na cidade e foco na sustentabilidade.
 
Vejam os seis trajetos do VLT:
 
Linha 1: Rodoviária, Cordeiro de Graça, Pereira Reis, Santo Cristo, Cidade do Samba 1, Silvino Montenegro, Rodrigues Alves, Praça Mauá, São Bento, Candelária, Buenos Aires, Sete de Setembro, Rio Branco, Almirante Barroso, Cinelândia, Antônio Carlos, Barão Tefé, Antônio Laje, Harmonia, Pedro Ernesto, Cidade do Samba 2, Praça Santo Cristo, Equador;
 
Linha 2: Central, América, Vila Olímpica, Santo Cristo, Cidade do Samba 1, Silvino Montenegro, Rodrigues Alves, Praça Mauá, Barão de Tefé, Antônio Laje, Harmonia, Pedro Ernesto, Cidade do Samba 2;
 
Linha 3: Central, Duque de Caxias, Saara, Constituição, Praça da República, Praça Tiradentes, Carioca, Carmo, Barcas, Santos Dumont;
 
Linha 4: Central, Duque de Caxias, Itamaraty, Camerino, Santa Rita, Candelária, Buenos Aires, Sete de Setembro, Rio Branco, Almirante Barroso, Cinelândia;
 
Linha 5: Rodoviária, Vila de Mídia, Barão de Mauá, São Diogo, Nabuco de Freitas, América, Central;
 
Linha 6: Rodoviária, Vila de Mídia, Barão de Mauá, São Diogo, Nabuco de Freitas, América, Vila Olímpica, Santo Cristo, Cidade do Samba 1, Silvino Montenegro, Rodrigues Alves, Praça Mauá, Barão de Tefé, Antônio Laje, Harmonia, Pedro Ernesto, Cidade do Samba 2.
 

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