terça-feira, 21 de maio de 2013

HOMENAGEM AOS GARIS

No último dia 16 de maio, foi comemorado o Dia do Gari, instituído em outubro de 1962 através da Lei nº 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara Carlos Lacerda, e foi comemorado pela primeira vez em 1963. O nome gari teve origem em Aleixo Gary, francês residente no Rio que criou o primeiro sistema de limpeza pública no Brasil, em 1876.
 
Mesmo atrasado, quero homenagear a estes trabalhadores que tanto a população gosta e respeita. Talvez seja os profissionais com a maior aceitação entre os cariocas, hoje são 14.608 garis em toda a cidade do Rio de Janeiro.
 
"A figura do gari simboliza o que há de melhor na Comlurb e no povo carioca. Batalhador, esforçado, um guerreiro incansável que não perde o brilho no olhar e o sorriso no rosto. Eles merecem nossa admiração" diz o presidente da Comlurb, Vinicius Roriz.
Ícone da Comlurb e representante internacional do gingado e simpatia cariocas, Renato Luiz Feliciano Lourenço, 48 anos, mais conhecido como Renato Sorriso, está desde 1995 na Companhia. Gari da Praça Xavier de Brito, na Tijuca, Sorriso acredita que, além de manter a cidade limpa, os garis também têm a função de educar os cidadãos quanto ao descarte do lixo:

"É fundamental compartilhar com a população o que é limpeza urbana. Somos os educadores da limpeza. Nunca tive vergonha de ser gari, sou muito feliz com o meu trabalho. Tenho vergonha das pessoas que sujam a cidade". diz Renato Sorriso
 
Há cinco anos na Comlurb, atuando na conservação do prédio da prefeitura, a gari Flaviana Barbosa, 27 anos, também tem orgulho de sua profissão:
 "Sempre gostei de limpeza e adoro o que faço. Posto sempre fotos uniformizada na rede social porque tenho orgulho de ser gari. O trabalho do gari é muito importante e é um serviço que funciona bem na nossa cidade". diz Flaviana
 
Fonte e Fotos: Prefeitura do Rio
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!