sábado, 25 de maio de 2013

NOVAS LIXEIRAS NA CIDADE


A Comlurb começou a operar na última quinta-feira (23/05) o novo sistema de coleta de lixo na Lapa. Localizada na Praça Cardeal Câmara, entre as ruas dos Arcos e Mem de Sá, a primeira lixeira subterrânea operada pela Prefeitura do Rio é um projeto piloto que permite o armazenamento de forma segura e evita que o lixo seja arrastado pela chuva ou rasgado por animais. Além de eliminar a possibilidade de contato entre agentes externos e o lixo, a lixeira subterrânea tem uma bomba automática que direciona o material diretamente para a rede de esgoto, evitando o mau cheiro no entorno.
 
Com um reservatório de 5 m³, equivalente a uma caçamba tradicional, e um inovador desenho desenvolvido pelo designer carioca Zanini de Zanine, o equipamento conta com um grande diferencial: a capacidade de compactar o lixo, estocando até 25 m³ de material. O reservatório equivale a 104 contêineres de cor laranja utilizados pela Comlurb para o descarte do lixo nas ruas da cidade.
O presidente da Comlurb, Vinícius Roriz, enumerou as vantagens desse novo sistema de coleta de lixo:
"A primeira melhora e mais objetiva é o ordenamento do lixo. Esse sistema impede que o lixo se espalhe e fique mal acondicionado na rua. Além disso, tem vantagens ambientais, porque é um sistema que gera menos ruído, ordena o lixo e tem sensores que avisam quando o equipamento está cheio, diminuindo a logística de coleta desse lixo. Só buscamos quando, de fato, ele está no momento de ser recolhido. Isso diminui o trânsito na cidade, porque reduz o número de caminhões circulando, além dos custos e da poluição".
Operada de forma elétrica, a lixeira funciona como uma espécie de elevador para que a coleta possa ser feita pelo caminhão. O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Conter, que possui sociedade com a italiana ORG, pioneira na instalação desse tipo de equipamento no continente europeu. Atualmente existem lixeiras subterrâneas na Zona Portuária, que são de responsabilidade da concessionária Porto Novo.
 

Um comentário:

  1. Sensacional esse novo sistema de coleta do lixo doméstico.

    Desaparecem das ruas os sacos mal amarrados, as sacolinhas de supermercado reaproveitadas com lixo de cozinha, o lixo espalhado por cães de rua e catadores de material reciclado.

    O custo deve ser alto e a implantação em toda a cidade deverá demandar muitos anos. Mas a limpeza da cidade toma outra performance, sem lixo empilhado à espera de um caminhão recolhedor.

    Tomara que a população se envolva e acrescente na sua rotina levar o seu próprio lixo até essas máquinas recolhedoras.

    De fato, uma grande novidade que soluciona de vez o problema do lixo urbano.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!